A terra dos Cogumelos Gigantes – Vlog

27 de março de 2022

Fomos visitar a Reserva Natural Ciciu del Villar, fica em Villar San Costanzo, uma comuna italiana da região do Piemonte, província de Cuneo, com cerca de 1.394 habitantes.

A área de Ciciu del Villar representa, uma autêntica raridade dentro do patrimônio ambiental piemontês, tanto pelas importantes peculiaridades geológicas - as características colunas de erosão em forma de cogumelo - que a tornam única em seu gênero, tanto pela riqueza da fauna que pode ser observada nos poucos hectares destinados à proteção.

Os Ciciu se formaram no final da última era glacial, após o derretimento das geleiras que levaram a torrente Faussimagna a transbordar, erodindo as encostas do Monte San Bernardo e transportando uma enorme massa de detritos. Posteriormente, como resultado de deslizamentos de terra e terremotos, rolaram vários pedregulhos que se desprenderam do monte San Bernardo.

Aos poucos, o Faussimagna também cobriu as pedras escuras, até que, devido aos violentos movimentos tectônicos, o solo sofreu uma elevação repentina e o rio se viu fluindo mais baixo. Começou então a erodir o solo, trazendo à luz as pedras que cobria. Da mesma forma, o solo foi submetido à ação erosiva dos agentes atmosféricos: mas enquanto o solo inconsistente da encosta da montanha era facilmente removido, as pedras forneciam uma espécie de "proteção" às colunas de solo subjacentes, abrigando-as como se fossem guarda-chuvas.

O resultado é o que ainda vemos hoje, com pedras sustentados por colunas de terra: alguns viram cogumelos ali, outros os chamaram poeticamente de chaminés de fadas.

A ação erosiva ainda não parou em nossos dias: continua a acontecer, em função das chuvas e riachos que se formam depois deles, mas de forma mais lenta. No entanto, às vezes acontece que a coluna de solo que suporta uma pedra, devido à erosão, fica muito fina: neste caso, o Ciciu é destruído e a pedra cai no chão, expondo o caule à erosão acelerada e protegendo uma nova porção de terra (criando assim uma situação favorável para a criação de um novo Ciciu, mesmo que os tempos sejam obviamente muito longos).

e aí, você já tinha ouvido falar deste lugar?

Lembrando você que gosta de viagens e histórias de viagens, nós também temos um Podcast, o: ViajaCast.

No ViajaCast compartilhamos nossa vida e estilo de viagens com muitas dicas e curiosidades dos lugares que conhecemos. Nossas aventuras rendem muitas histórias para contar e algumas vezes convidamos amigos para participarem também.

Seja bem-vindo ao nosso canal!

Mak e Manu

COMO VOCÊ PODE NOS AJUDAR

  • Compartilhando o nosso conteúdo
  • Apoiando o nosso projeto: https://viaja.link/apoie
  • Ou, mandando um Pix para pix@viajacast.com.br

Entre em contato com a gente!