Viajar para conhecer sua história

Escrito por Lincoln Pinesso

Você já teve a curiosidade de saber de onde sua família veio? Qual o país e a cidade que seus antepassados vieram?

Minha família veio quase toda da Itália.  Meu avô, por parte de pai, nasceu em uma cidadezinha chamada Noventa de Piave, região de Veneto na Itália. Cresci escutando sobre meu avô, que só conheci por histórias que meu pai contava. Histórias que me fizeram ter um desejo imenso de conhecer o lugar onde boa parte da história começou.

Saímos do Brasil prontos para conhecer Roma, e ir mais uma vez a Veneza e Milão, mas meu coração estava em Noventa de Piave. Um dia bem cedo alugamos um carro e partimos para a tal cidade. O dia estava perfeito, um sol lindo, com o céu azul celeste, no fundo da estrada montanhas com a neve que restou do inverno, e foi muito melhor do que esperávamos. De repente apareceu uma placa escrito: Noventa de Piave, e então o coração disparou e nos veio a mente tudo que meus familiares passaram para chegar ao Brasil.

Fomos de avião, ficamos em um hotel confortável, alugamos um carro e chegamos na cidade. Eles foram de navio e passaram por tantas situações adversas que não consigo nem imaginar, mas foram. E estávamos ali fazendo o caminho de volta. Sentindo o cheiro da cidade. Tocando no chão e na terra que meus antepassados viveram. Conhecendo a Igreja que meu avô foi batizado, conhecendo o Rio Piave que dá o nome de várias cidades que ele passa. Descobrindo histórias das guerras, seus heróis e como se reconstruíram. Visitando o cemitério e descobrindo túmulos de Pinessos antigos.

Que emoção! Sensação indescritível de perceber que fazemos parte de uma história e temos a responsabilidade de continuar essa história com a mesma garra e força. Quem me dera um dia poder voltar a terra que já foi minha e continuar a história da nossa família por lá.