Como planejei minha viagem para Itália

Escrito por Lincoln Pinesso

Quando digo que já viajei para Europa a primeira pergunta que me fazem é: mas não é muito caro? E eu respondo: o que é caro para você? Tudo depende das suas possibilidade mas principalmente de planejamento. Com planejamento é possível fazer uma grande viagem sem gastar muito ou gastando aquilo que você pode pagar.

Antes de qualquer coisa você precisa fazer uma lista daquilo que será mais importante na sua viagem. Segue uma lista que fiz e que são importantes para começar levantar os valores que serão gastos:

  1. País ou países que quero conhecer;
  2. Data da viagem;
  3. Passagens de avião para a época que pretende viajar.
  4. Passaporte;
  5. Qual tipo de hospedagem vai se encaixar no seu orçamento e sua necessidade (hostel, hotel, airbnb, etc)
  6. Quais cidades você irá passar.
  7. Passagens para essas outras cidades.
  8. Passeios e ingressos que terei que comprar para cada ponto turístico.
  9. Gastos com alimentação. E enfim
  10. Gastos com presentes, lembrancinhas e compras que você vai querer fazer no local.

Façam uma lista disso tudo e então comece a parte mais divertida do planejamento, pesquisar o máximo de informações possíveis, inclusive de valores que irão gastar. (Eu fiz a minha lista em uma planilha no Excel que facilita bastante quando sabe mexer).

Depois de tudo pesquisado você precisa fazer o levantamento financeiro da viagem. Quanto dinheiro você já tem disponível, quanto você poderá poupar até chegar a data da viagem e também aquilo que poderá parcelar no cartão, por exemplo, passagens aéreas e hospedagens. Nesse modelo de viagem eu acredito que o mais viável é comprar primeiramente as passagens de ida e volta e depois fechar com a hospedagem que você desejar.

Quando você começar por no papel esses detalhes, terá a noção real do que precisará efetivamente para viagem e verá que quando planeja, algo que parece ser muito difícil, se torna um sonho possível e alcançável, tudo é questão de disciplina e organização.

Em outros textos vou dar dicas específicas de meios de transportes, quanto se gasta com alimentação, entre outros.

Não se esqueça, viajar é possível principalmente com planejamento.