Seguro Viagem e suas Vantagens

Escrito por Antônio Silva

Olá, viajante! Como está indo o seu roteiro?

Você sabe qual a importância do Seguro viagem, no seu planejamento?

Sabe ainda, quais são as suas vantagens? E qual a melhor operadora de seguros?

Hoje, vou falar das vantagens e as opções de seguros para viajantes.

Muitas pessoas não sabem, mas o seguro viagem se tornou um aspecto essencial para viagens internacionais, sendo inclusive, sua apresentação, em alguns países, elemento obrigatório, no setor de imigração ao chegar no destino. No Brasil, do mesmo modo, se exige dos estrangeiros, para liberação da entrada ao país, a apresentação do seguro.

O seguro viagem é um benefício, que oferece suporte ao viajante em caso de imprevistos. Com uma ampla cobertura dentro do valor contratado, pode englobar: embarque, permanência e retorno do viajante, garantia de  atendimentos médicos por urgências e acidentes, extravios de bagagem ou perda de documentos. Em alguns casos de seguros de viagem, se oferece além disso, benefícios extras como: serviço concierge, descontos com parceiros e suporte jurídico; porém atenção, os benefícios oferecidos vão de acordo com a cobertura contratada.

Mas porque alguns países exigem o seguro viagem?

Um dos motivos destes países adotarem medidas como essa é para evitar rombos na saúde e aumentar dívidas para a administração pública, principalmente se nos países de destino possuírem um bom sistema público de saúde. Além disso, se permite a possibilidade de garantir estabilidade e segurança aos viajantes.

Na Europa alguns países criaram o tratado Schengen. Este é um acordo entre países Europeus (participam dessa aliança aproximadamente 30 países), sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação entre os territórios. Uma das obrigações previstas, determina que os viajantes precisam portar de um seguro viagem, com uma cobertura mínima de € 30 mil ou equivalente em dólares, para entrar em seus territórios.

Já nos Estados Unidos, não é obrigatório apresentar um seguro viagem, entretanto, vale ressaltar que o sistema de saúde no país é totalmente privado, ou seja, qualquer situação que precisar de assistência médica, resultará em custos exorbitantes, que serão por sua conta, assim sendo, vale a pena, adquirir um seguro viagem, independente ou não de ser obrigatório.

Qual as melhores operadoras de seguros viagens?

Na realidade, não tem a “melhor” ou “pior” operadora de seguros, vejo muitos sites da área, escrevendo que determinados seguros são o melhor ou o pior, mas dependente de determinadas situações. Na minha humilde opinião, o melhor seguro para você, vai depender do país de destino que irá visitar.

Ou seja, se você for para Europa, as melhores opções de operadoras de seguros serão: ASSIST CARD, GTA e MAPFRE (eu mesmo já comprei seguros dessas operadoras). Essas operadoras possuem maiores coberturas no continente europeu e oferecem um plano exclusivo na cobertura do tratado Schengen.  Porém, elas também possuem cobertura nos Estados Unidos, Canadá e em diversos outros países.

Para quem quer mais segurança, outras opções, de operadoras de confinação bem conhecidas são: ACER, SULAMÉRICA SEGUROS e VITAL CARD. Ademais, alguns bancos, como ITAÚ, BRADESCO e BANCO DO BRASIL, também oferecem a modalidade de seguro viagem nacional; bem como, a Unimed Seguros, oferece cobertura para o viajante no território brasileiro. Uma boa opção para quem já possui operadoras de cartão de créditos, na modalidade business ou platinum vem incluso o seguro viagem, assim você não precisará comprar um.

Bom agora que você conheceu um pouco da importância de ter um seguro viagem, não deixe de incluí-lo na sua próxima viagem. Qualquer dúvida ou se preferir ter apoio na contratação de um seguro viagem, você poderá me contatar pelas redes sociais.

Galera ! Valeu, por hoje é só.