Hospedar-se de Maneira Simples

Escrito por Antônio Silva

Olá viajante, como vai sua trip?

Você sabe como funciona o Couchsurfing? (a nova modalidade em hospedagem para viajantes)

Vem comigo, que nesse texto irei explicar melhor como funciona e compartilhar minhas experiências na plataforma.

Hoje, muitas pessoas querem viajar, mas os custos são altos e as hospedagens em hotéis tendem a ser mais caras, principalmente se você planeja ficar por vários dias ou semanas.

Nestes casos, o custo da viagem se torna elevado; assim sendo, com a modernização dos meios de comunicação e atualização do estilo de vida na atualidade, surgem outras maneiras de hospedagem, que permitem economizar, e assim, manter seu roteiro mais agradável e humanizado. Umas das opções seria o couchsurfing: uma comunidade de voluntariado na internet.

CouchSurfing é um serviço de hospitalidade, com origem na Internet, onde atingiu milhões de membros em mais 180 países e territórios. O site oferece modalidade de hospedagem em casas de família ou em casas de voluntários que tem interesse em receber viajantes nativos ou de outros países, sem custo.

O foco neste caso, é a troca de experiências Culturais e a construção de uma comunidade plural, que cresce buscando mais segurança e laços de amizade com as mais diversas pessoas.

A vantagem para quem hospeda é justamente esse ganho sócio-cultural, ao conhecer novos amigos e compartilhar diversas experiências de vida; Já para os viajantes, que buscam um local para se hospedar, além claro de também fazer novas amizades, compartilhando experiência culturais e crescendo como pessoa, se ganha ainda, grande economia em sua viagem, uma vez que a plataforma não tem custo (característica da modalidade do Couchsurfing).

Conheci essa plataforma 2010, através de uma amiga que foi a Europa naquele ano (onde descobriu tal comunidade). Desde então, passei a pesquisar melhor para entender como funciona. No início de 2014, período referente a Copa do Mundo no Brasil, me cadastrei na plataforma, aceitando a opção de recepcionar hóspedes.

Recebi o primeiro contato de um viajante de descendência Ucraniana, que estava vindo para Curitiba onde trabalhava como voluntário na Copa do Mundo; e na mesma semana recebi o segundo contato de mais um estrangeiro vindo do México, também a Curitiba para os Jogos da Copa. Hospedei os dois em minha casa, e ao recebê-los em casa tive a oportunidade de trocar experiência de viagens além de saber mais da cultura e história de seus países.

Na segunda semana, recebi mais três contatos de estrangeiros, sendo dois irmão vindos dos Estados Unidos, em que, ainda hoje somos grandes amigos; e uma Queniana. Todos se hospedaram em minha casa, também como voluntários nos Jogos. Loucura, não? Em minha primeira experiência, quando percebi já tinha 5 pessoas, na minha casa, que não conhecia, mas que muito me ensinaram;

Foi muito divertido e depois dos Jogos, continuei a receber os mais diferentes viajantes, de hóspedes Alemães, à Grandes músicos Argentinos. Também hospedei um brasileiro vindo do Rio Grande do Sul, um de Santa Catarina e um Paulista, meu grande Amigo Maksuel, que para minha alegria, conseguimos manter contato e a amizade ao longo dos anos. O Mak, assim como eu e minha família o chamamos, já nos visitou mais de uma vez e hoje, me convidou para fazer parte desse blog.

Eu também usei o site couchsurfing, para me hospedar; fiquei uma vez em São Paulo, e outra no Rio de Janeiro. Como viajante posso afirmar que foi maravilhoso e não tive quaisquer problemas. Conheço vários outros sites de hospedagem, mas o do couchsurfing, é o qual recomendo.

Porém é necessário enfatizar, algumas recomendações para que vocês possa se hospedar ou receber viajantes, sem nenhum desgaste ou risco:

É importante tomar algumas medidas de segurança relacionadas à hospedagem: os membros são encorajados a examinar o perfil e checar referências cuidadosamente de outros membros, se informarem sobre questões de diferenças culturais, crenças religiosas, além das recomendações gerais relacionadas à segurança de cada lugar.

Como a confiança se torna um fator essencial no CouchSurfing, os membros são aconselhados a reportarem experiências negativas na comunidade.

Vocês podem me encontrar no Couchsurfing pelo link: https://www.couchsurfing.com/people/antonio-silva-1

Será um grande prazer conhecê-los, por favor, me acompanhe pelas rede sociais ou entre em contatos conosco aqui no site.

Até logo.